A CARREGAR...
Destaques

As nossas festas

Senhor Bom Jesus da Pedra
Que é dos vila-franquenses daqui e no Mundo

É na Freguesia de São Miguel do concelho de Vila Franca do Campo que se realizam as segundas maiores festas religiosas dos Açores – as do Senhor Bom Jesus da Pedra.

É uma festa centenária, autorizada em 1903 pelo Papa Leão XIII e que, já antes, estaria enraizada em devoção pelo povo desta Vila à imagem que se venera na Igreja da Misericórdia, templo construído em finais do séc. XV e que está associado a um dos mais antigos edifícios hospitalares existentes na ilha de São Miguel.

Pelo menos, desde aquela altura, as festividades concentram-se em dois dias especiais: o último Sábado e Domingo de Agosto, respetivamente, com a mudança da Imagem da sua Igreja para a Matriz de São Miguel Arcanjo em que participam muitas centenas de fiéis no cumprimento de promessas ou, simplesmente, num ato de Fé e depois, com o cortejo processional que a transporta de volta ao seu local de acolhimento.

No entanto, a vertente religiosa é complementada com outras ações de cariz cultural, social e profano, que antecedem aqueles dias e prologam-se até à quarta-feira seguinte através de espetáculos diversos, gastronomia e diversões.
E é nesta altura do ano que muitos dos nossos irmãos emigrantes, onde se incluem familiares e amigos, nos visitam a fim de acompanharem a Imagem, agradecerem por graças recebidas ou tão só, para acalmar as saudades.

Muitos deles, decerto a maioria, partiram daqui em meados do séc. XX obrigados pelas difíceis condições que lhes oferecia então o nosso país, na busca de um futuro promissor para si e para os seus. Por vezes, fazem-se acompanhar das suas gerações tentando-lhes incutir algum conhecimento sobre a Terra que nunca deixaram de amar.

Nós que cá estamos, vivemos estas festas com brio e emoção. Afinal, é o Senhor que revivemos em mais um ano de Vida e a Quem pedimos saúde para nós e para os nossos.

E a nossa Freguesia engala-se para os que aqui vivem e para os que nos visitam. Ela eleva-se com o reencontro dos filhos seus.
Boas Festas e que o seu Santo Manto nos cubra a todos com a sua Graça!

Sejam Bem-vindos caros conterrâneos emigrantes!

V. F. Campo, 2018
António José Ponte
O Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel

Share Button